Pesquisar

Banho Dog&Mia

Tudo o que você precisa saber para um banho seguro e tranquilo

Passo a passo para um banho Dog&Mia seguro e tranquilo

E para facilitar o processo do banho em casa segue abaixo um passo a passo detalhado para orientar o banho seguro ao tutor:

1. Coloque tudo o que precisa à sua disposição, em local de fácil alcance: escova, pente, escova, toalha, xampu, condicionador, bolas de algodão, secador, entre outros.

  • Dê uma boa escovada nos pelos, para verificar a presença de nós, retirar excesso de sujeira e pelos soltos. 

2. Coloque bolas de algodão de modo confortável, mas não profundamente, nas orelhas do animal, para evitar a entrada de água e xampu.

3.DICA IMPORTANTE: Tenha petiscos para premiar o animal pelo bom comportamento e fazer deste um momento alegre e tranquilo. 

4. O local do banho deve ser seguro e confortável para o animal e tutor, tapete antiderrapante confere maior segurança contra a queda e a coleira auxilia contra a fuga, se o animal estiver muito agitado.

  • Com firmeza, segurança e carinho proceda ao banho, molhando o animal da cabeça para baixo, cuidando para não atingir os olhos e ouvidos. Atenção a temperatura da água: morna, entre 30 -360 C.

5. Molhe bem a pelagem do seu DOG&MIA.  Com certeza, você tutor também vai se molhar, então roupas apropriadas facilitam essa tarefa!

A quantidade de xampu deve variar de acordo com o porte do animal, tipo de pelagem (longa, curta) e sujeira do seu animalzinho! Faça uma primeira lavagem com o shampoo para retirar a sujeira mais pesada e na segunda retire o restante, sempre com movimentos vigorosos mais suaves das mãos. Não utilize buchas ásperas ou buchas de lavar roupas, pois podem machucar a pele do seu DOG&MIA!

  • Enxágue bem a pelagem sem deixar resíduos de shampoo,  isso é muito importante, pois o resíduo pode acumular nos fios e deixar o pelo pesado ou até muito duro com o tempo!

6. Após o uso do shampoo é importante condicionar para devolver maciez, brilho e fechar as cutículas dos pelos protegendo da sujeira e fortalecendo o fio contra a quebra na escovação. Ah, o condicionador deve ser colocado nas mãos, espalhado friccionando uma mão na outra e daí distribuído pela  pelagem. Não coloque condicionador direto nos pelos!

7. Comece a secagem com o secador na temperatura morna e com auxílio de uma escova e um pente, você deve direcionar o ar do secador onde estiver escovando a pelagem. É importante manter uma distância de aproximadamente 15 – 20 cm da pelagem para evitar queimaduras. 

  • Aplique perfume se desejar! Mas atenção, evite a região da cabeça para que não entre em contato com os olhos, narinas e boca do pet.

Ah, não esqueça de retirar o algodão dos ouvidos! Muitas vezes, isso pode acontecer por distração e assim desencadear problemas no seu amigão que somente o veterinário responsável pode auxiliar!

  • O uso de laços e gravatas deve ser utilizado de acordo com o gosto de cada tutor, porém é aconselhável retirar após dois ou três dias do banho para evitar que o pelo embole.  O tutor deve estar atento se o elástico não está muito apertado e/ou muito rente a pele do animal, em alguns casos o atrito do elástico com a pele pode produzir uma perda de pelos permanente no local.
  • Durante todo o banho converse com o seu animalzinho,  com muita calma e paciência. Você pode oferecer um petisco, ofereça pequenos pedaços quando ele se comporta, obedece aos seus comandos e matem a calma durante o banho. Assim, o seu “filho de patas” vai se acostumar e se condicionar que este é um momento agradável e tranquilo! 

Artigos mais lidos