Você Sabia?

Curiosidades, dúvidas & notícias do mundo Pet

Cuidados básicos que os tutores devem ter o Pet

Oiiee tutor(a), tudo certo por aí? Bom, eu sou a Carol e hoje vamos falar sobre algumas áreas da vida do seu animalzinho que necessitam de mais atenção que as demais.

Vamos lá?!

  1. Preste atenção nas emoções

Os nossos aumigos de quatro patas sabem expressar bem o que sentem através do seu jeitinho de ser. Mas devido a nossa rotina corrida, acabamos não percebendo, muitas vezes, algumas  mudanças de comportamento. Por isso, apesar da correria do dia a dia devemos estar atentos sempre, principalmente, quando ficam mais quietos, de orelhas baixas ou perdem o apetite, por exemplo. Todo cuidado, atenção, paciência e muita dedicação para quem nos da tanto sem nada pedir é como podemos retribuir! Nós humanos temos muitas pessoas a nossa volta, nossos pets tem a nós, apenas,  pelo resto da vida…pense nisso!

  1. Dê todas as vacinas

O cuidado com a saúde do seu animalzinho é importante para um desenvolvimento saudável e feliz. Acompanhe as datas de vacinação através do cartãozinho adquirido na primeira consulta ao veterinário. Ah e se você não é muito bom com isso peça ao veterinário pra lembra-lo na data afinal a prevenção é o melhor remédio! Fique atento, pois que ama, cuida!

  1. Esteja com os exames em dia

Outra ação importante, mas que muitos tutores ignoram é a realização de exames junto a um check up anual que pode prevenir complicações futuras. Um tratamento é mais eficaz nas fases iniciais, demanda menos sofrimento, desgaste emocional e financeiro, então mais uma vez, quem ama cuida!

  1. Escove os dentes

Escovar os dentes do seu pet é um hábito muito saudável e que previne diversas doenças e muitas delas podem se tornar bastante graves! O segredo é fazer deste habito um momento agradável, de interação e brincadeira com o seu pet, sem estresse, vá com calma e paciência que logo ele fica condicionado e vai esperar por isso como espera a hora da comida, pode acreditar! Mas atenção pasta de dente humana nunca pois o animal engole e faz grande mal pela composição! Observe bem a composição do produto que será utilizado para a escovação!

DICA: O Higicare Dent é uma ótima opção, tem própolis, zinco e é seguro pois não tem flúor ou bicarbonato de sódio que é  contra indicados pela ingestão!

  1. Cuide da alimentação

Boa saúde depende muito de uma boa alimentação! Cuidado com aquela carinha pedindo a comida que você está comendo pois muitas vezes ficamos com dó, não resistimos e acabamos oferecendo, só um pouquinho pensando que não faz mal, mas faz sim e muito! A ração ou alimento natural seja qual for a sua escolha deve ser orientada pelo veterinário de acordo com o porte ou necessidade do animal. E uma boa alimentação é mais barato que muitos medicamentos, pense nisso!

  1. Leve seu pet para passear

Passear é tudo de bom né e com seu pet melhor ainda! O passeio diário acalma, gasta energia, proporciona interação com outros ambientes, animais e pessoas. Faz muito bem para o seu pet e para nós também, então, apesar do cansaço que dá às vezes pense no bem e  no compromisso de amor assumido pois certas escolhas exigem responsabilidade, entrega e compromisso!

  1. Ofereça brinquedos

Distração é a chave para não deixar o estresse e o tédio entrar! Por isso, brinquedos interativos e leves são as melhores opções para a rotina do seu pet. Busque sempre investir na variedade de brinquedos, assim como os humanos, nossos pequenos também enjoam das coisas.

  1. Fique atento ao banho

Embora algumas vezes não pareça, acredite, seu pet pode estar muito sujo! Banho não é só estética, mas saúde pois elimina sujidade, nós e microrganismos indesejáveis! Ainda mais agora que muitos pets convivem e dormem dentro de casa, em nossas camas, sofás a higiene é sim, muito importante! Escolha um lugar seguro, profissionais qualificados, bons produtos ou no conforto da sua casa, mas não negligencie o banho, os cuidados com a higiene, saúde que como consequência deixa nossos aumigos fofos e lindos!

  1. De olho na água!

Muitos tutores optam pelo pote normal de água, mas cuidado, a água parada pode ser bem perigosa. Bichinhos de qualquer lugar podem vir e botar um ovo na água do seu pet, e quando você menos espera…pronto, um problemão! Nesse caso, troque a água com frequência, limpe sempre o bebedouro e deixe em lugar fresco e arejado! Se deseja mais conforto e segurança opte por filtros próprios, de modo que a água fique protegida e filtrada. 

  1.  Cuidado com a solidão

Pense bem com quem o seu animal vai passar a maior parte do tempo: com você, avós, amigo, creche ou sozinho! Muito tempo sozinho pode gerar graves distúrbios comportamentais, o pet precisa de interação e, não estamos falando de brinquedos, mas de calor humano, de ouvir a voz, pular ao encontro ou mesmo apenas estar ao lado! Seja uma creche, amigo, pai ou mãe não importa desde que se sintam acompanhados e acolhidos, mas nunca sozinhos!

Gostou? Compartilhe com seus amigos

WhatsApp

Artigos mais lidos