Você Sabia?

Curiosidades, dúvidas & notícias do mundo Pet

Socialização e comportamento dos pets

Cães e gatos precisam conviver com barulhos externos e aguçar seus sentidos. Socializar é o ato de habituar e acostumar, seu animal a vários elementos ambientais, expondo-o a esses elementos e situações. Nada mais é que, apresentar ao pet  novidades positivamente, como uma criança, também o filhote reage a tudo que é novo com curiosidade.

A socialização é crucial para os pets, ela  influencia em tudo, seu modo de vida,  comportamento e hábitos futuros. É necessário que o filhote desde cedo  conviva com outros animais, conheça outras pessoas e entenda que existe um mundo além de você, tutor! 

Nós podemos ser o ponto de referência e segurança para nossos pets, mas impedi-los de aprimorar seus sentidos como andar na rua e sentir o cheiro de  outros cachorros  pode afetá-los diretamente. Ou seja, assim como temos que ensinar o “certo” e “errado” para uma criança, para que assim ela tome as decisões corretas, o mesmo deve ser feito com nosso melhor amigo.

Os animais que não tem essa rotina de passeio apresentam sinais muitas vezes indesejáveis como: ansiedade (resultando em lamber alguma parte do corpo em excesso), tédio, estresse (resultando em mordidas e comportamentos agressivos) …eles sentem! Sem contar que pode até mesmo desencadear uma depressão em nossos amiguinhos.

Mas , não  queremos isso, não é  mesmo! Por isso, aqui vai algumas dicas de socialização para que o passeio com seu pet seja agradável e saudável.

  1. É necessário que seu Aumiguinho esteja com as vacinas em dia e protegido! 
  2. Não o agite antes de sair de casa, converse com calma e paciência. Se ele nunca passeou provavelmente pode ficar assustado ao sair, mas caso sim, crie o hábito de acalmá-lo antes! Assim, o passeio ficará leve e seu pet não te levará pra passear, mas sim você levará ele, sem correria rsrss!
  3. Não se esqueça de levar o cata-caca, nossos amigos tutores não merecem sair com seus pets e pisarem em um cocô por aí, né?!
  4. Carregue petiscos e recompense seu amigo durante o passeio
  5. Evite sair em horários muito quentes. Opte pelo início da manhã ou fim de tarde!
  6. Procure manter uma rotina de passeios regulares, uma ou duas vezes por dia, em locais que o seu pet possa conhecer outras pessoas e animais/
  7. Por último e não menos importante, ao chegar em casa, coloque água fresca para hidratar e acalmar do exercício, afinal  Eles merecem e precisam  recuperar as energias para o próximo passeio!
  8. Vale também promover encontros com outros aumigos que possuem animais para visitar sua casa e assim estimular a brincadeira entre os “novos futuros amigos”;

O processo de socialização é muito importante para estimular o filhote e a sua convivência tranquila com outras pessoas e animais. Ele  pode ser feito de diversas formas, o que importa é levar o animal para fora de casa, para ver a vida em lugares diferentes da sua casa! 

Gostou? Compartilhe com seus amigos

WhatsApp

Artigos mais lidos