Cães e gatos precisam conviver com barulhos externos e aguçar seus sentidos. Socializar é o ato de habituar e acostumar, seu animal a vários elementos ambientais, expondo-o a esses elementos e situações. Nada mais é que, apresentar ao pet novidades positivamente, como uma criança, também o filhote reage a tudo que é novo com curiosidade.
A socialização é crucial para os pets, ela influencia em tudo, seu modo de vida, comportamento e hábitos futuros. É necessário que o filhote desde cedo conviva com outros animais, conheça outras pessoas e entenda que existe um mundo além de você, tutor!
Nós podemos ser o ponto de referência e segurança para nossos pets, mas impedi-los de aprimorar seus sentidos como andar na rua e sentir o cheiro de outros cachorros pode afetá-los diretamente. Ou seja, assim como temos que ensinar o “certo” e “errado” para uma criança, para que assim ela tome as decisões corretas, o mesmo deve ser feito com nosso melhor amigo.
Os animais que não tem essa rotina de passeio apresentam sinais muitas vezes indesejáveis como: ansiedade (resultando em lamber alguma parte do corpo em excesso), tédio, estresse (resultando em mordidas e comportamentos agressivos) …eles sentem! Sem contar que pode até mesmo desencadear uma depressão em nossos amiguinhos.
Mas , não queremos isso, não é mesmo! Por isso, aqui vai algumas dicas de socialização para que o passeio com seu pet seja agradável e saudável.
- É necessário que seu Aumiguinho esteja com as vacinas em dia e protegido!
- Não o agite antes de sair de casa, converse com calma e paciência. Se ele nunca passeou provavelmente pode ficar assustado ao sair, mas caso sim, crie o hábito de acalmá-lo antes! Assim, o passeio ficará leve e seu pet não te levará pra passear, mas sim você levará ele, sem correria rsrss!
- Não se esqueça de levar o cata-caca, nossos amigos tutores não merecem sair com seus pets e pisarem em um cocô por aí, né?!
- Carregue petiscos e recompense seu amigo durante o passeio
- Evite sair em horários muito quentes. Opte pelo início da manhã ou fim de tarde!
- Procure manter uma rotina de passeios regulares, uma ou duas vezes por dia, em locais que o seu pet possa conhecer outras pessoas e animais/
- Por último e não menos importante, ao chegar em casa, coloque água fresca para hidratar e acalmar do exercício, afinal Eles merecem e precisam recuperar as energias para o próximo passeio!
- Vale também promover encontros com outros aumigos que possuem animais para visitar sua casa e assim estimular a brincadeira entre os “novos futuros amigos”;
O processo de socialização é muito importante para estimular o filhote e a sua convivência tranquila com outras pessoas e animais. Ele pode ser feito de diversas formas, o que importa é levar o animal para fora de casa, para ver a vida em lugares diferentes da sua casa!